4 etapas para testar sua emulsão cosmética
Teoricamente, saber o Hydrophilic-Lipophilic Balance (HLB) do emulsificante escolhido deve ajudar você a determinar se preparou uma emulsão de água em óleo (A/O) ou uma emulsão de óleo em água (O/A). Estou aqui para lhe dizer que, infelizmente, a ciência nem sempre é tão simples.
Dependendo do emulsificante que você escolher, é possível que você obtenha resultados inesperados e que sua emulsão cosmética não seja o que você pensa.
Um emulsificante hidrofóbico (que odeia água) com um HLB baixo (adequado para emulsões A/O) pode absorver moléculas de água e se tornar mais hidrofílico e, no final, criar uma emulsão O/A – isso pode acontecer com frequência, por exemplo, com derivados de lecitina.
Ou às vezes por mudanças de temperatura que ocorrem durante o processo de emulsificação, uma "inversão de fase" pode acontecer e transformar um emulsificante A/O em um O/A ou vice-versa. Isso pode acontecer em uma temperatura chamada PIT (temperatura de inversão de fase), que é quase única para cada emulsificante e sua composição.
Que tipo de emulsão cosmética você fez?
Não vou aborrecer você com teoria e comportamento de fase de surfactantes e emulsificantes. O que você precisa saber, em caso de dúvida, é a natureza da sua emulsão: A/O ou O/A?
Existem testes muito simples e básicos que podem revelar a natureza da emulsão cosmética em poucos segundos. Claro que existem testes complicados e instrumentais também (como medir a condutividade da dispersão), mas isso não é necessário para mostrar a natureza da sua emulsão.
Na figura a seguir, preparamos uma dispersão de 30% de uma emulsão A/O e uma emulsão O/A em água. A emulsão #80 é, como você deve ter adivinhado, uma emulsão A/O e a emulsão #327 é uma emulsão O/A.
Nesta segunda foto, agitamos as dispersões com uma haste de vidro. Como você vê, a emulsão O/W se mistura e se dispersa na água, enquanto a W/O repele a água e não se mistura com a água.
Nesta terceira foto, adicionamos uma gota de corante alimentício à base de água a cada emulsão.
Nesta foto final, após agitar a mistura, a emulsão O/A fica rosa, o que significa que a cor se mistura com a emulsão, enquanto a emulsão A/O permanece branca em uma solução rosa ao redor.
Você pode até aplicar o corante diretamente na loção para adivinhar seu caráter. Nessas fotos, apliquei pó de cúrcuma (solúvel em óleo) e um corante alimentício (solúvel em água) diretamente nas loções W/O e O/W. Em vez de um corante alimentício aquoso, você pode adicionar pó de beterraba ou qualquer outro corante solúvel em água.
Como você vê, a curcuma começa a se dispersar na loção W/O (ela até fica molhada na superfície) enquanto permanece em cima da loção O/W. Essa dispersão, no entanto, leva muito tempo e é bem lenta.
A dispersão da cor à base de água é bem rápida. Aplique apenas uma gota ou uma porção bem pequena de pó e você pode facilmente distinguir uma emulsão A/O de uma O/W.
Seguindo esses passos simples, você verá que pode executar um teste muito simples em poucos minutos para determinar a natureza da sua emulsão cosmética.
Enquanto eu puder vou estar traduzindo. Se Decidir conhecer mais visite o post original
( TODO OS MATERIAIS DESSE ARTIGO E DO BLOG FORMULA BOTANIACA - SO ESTOU TRADUZINDO )
Link:https://formulabotanica.com/4-steps-for-testing-your-cosmetic-emulsion/
Comentários
Postar um comentário