Uma emulsão


 O que é uma emulsão?

Uma emulsão é uma mistura de água e óleo, que são reunidos pelo uso de um emulsificante – criando uma mistura homogênea. Existem muitos emulsificantes no mercado que podem ser usados ​​por formuladores de cuidados naturais para a pele. Eles podem ser emulsificantes de óleo em água ou água em óleo, ou podem ser processados ​​a quente ou a frio

Apresentando Xyliance

Xyliance® é um dos emulsificantes naturais mais antigos do mercado, se excluirmos a lecitina. É sólido à temperatura ambiente e sua temperatura de aplicação é em torno de 70 o C. Tem uma cor bege claro a branco sem impacto na cor da emulsão. Na verdade, Xyliance cria emulsões com uma aparência branca e luxuosa, a menos que você o misture com óleos, manteigas e extratos que tenham uma cor significativa. Xyliance era originalmente um emulsificante sem óleo de palma, mas desde que a Soliance foi adquirida pela Givaudan, este emulsificante não é mais sem óleo de palma (a partir de 2015).

Seu nome INCI é:

Glicosídeos de palha de trigo cetearílico e álcool cetearílico


Como usar Xyliance em suas emulsões

  • Solubilidade: em óleo – adicione à sua fase oleosa
  • Concentração de fase oleosa: trabalha com fases oleosas entre 20-45%
  • Processo: processo a quente
  • Dosagem: 3,5 – 8%

Xyliance é um emulsificante de processo a quente, o que significa que tanto a fase aquosa quanto a oleosa devem ser aquecidas a pelo menos 70 o C. Se você estiver trabalhando com manteigas e ceras com um ponto de fusão mais alto, então obviamente você deve aumentar a temperatura de aquecimento. É  um emulsificante muito tolerante e fácil de aplicar, adequado para altas concentrações de óleo (20-45%). Ele cria emulsões e cremes de média a alta viscosidade. Ele não funciona bem em baixas concentrações de óleo e não é adequado para criar emulsões de baixa viscosidade ou leites pulverizáveis.

Como muitas outras emulsões de óleo em água, este emulsificante tem baixa tolerância a eletrólitos (sal) e as emulsões feitas com Xyliance quebram com a adição de sais.

Gosto das emulsões feitas com este emulsificante pela sensação sedosa, não oleosa e não ensaboada na pele e pela textura fofa. É um dos emulsificantes que eu certamente usaria ao trabalhar com ceras e manteigas, onde você precisa aquecer a fase oleosa. O  Xyliance funciona mesmo sem aplicar uma goma, mas a estabilidade a longo prazo é muito melhor quando você aplica um modificador de viscosidade (uma goma) e um estabilizador de emulsão.

Misturando Xyliance em suas emulsões

Você pode adicionar a fase oleosa à fase aquosa ou vice-versa. De acordo com nossa experiência, o Xyliance tem melhor desempenho quando a fase aquosa é adicionada lentamente à fase oleosa. Você pode adicionar a goma no início da fase aquosa (se tiver uma ferramenta eficiente de dispersão de goma) ou dispersar a goma em glicerina ou glicol e adicionar esta fase após a emulsificação. Você pode variar a textura e a viscosidade da emulsão variando a concentração da fase oleosa e a proporção emulsificante:óleo.

Com volumes de lote baixos, você pode criar emulsões estáveis ​​sem um homogeneizador, no entanto, o Xyliance é um emulsificador que gosta de alto cisalhamento.

ou um homogeneizador de rotor/estator profissional que melhora a estabilidade e a textura das emulsões.

Xyliance não só funciona perfeitamente com óleos e manteigas vegetais, como também pode emulsionar óleos de éster, hidrocarbonetos e até mesmo óleos de silicone (que não usamos em cosméticos naturais).  É um excelente emulsificante para cremes para mãos e corpo, cremes faciais ricos e produtos para máscaras e cuidados com os cabelos, como condicionadores profundos e máscaras com altas concentrações de óleo.

* Nossas emulsões de exemplo com Xyliance;

Vamos mostrar alguns exemplos de emulsões feitas com Xyliance. Então, vamos mudar a concentração da fase oleosa e aplicar uma manteiga ou óleos ésteres etc. para variar a textura da emulsão.

Ao testar o Xyliance, fizemos uma formulação simples e observamos sua estabilidade acelerada e de longo prazo ao longo de um período de 6 a 18 meses. Vamos compartilhar esses resultados com você aqui.

Variação 1: Modificação da concentração da fase oleosa e da proporção emulsificante:óleo

Fase A 
Óleo de semente de papoula orgânicoVariável entre 15-45%
XylianceVariável entre 3,5-6,5%
Tocoferol0,5%
Fase B 
Água destilada recém fervidaPara 100,0%
Pantenol0,5%
Dermofeel PA-30,1%
Fase C 
Solagum AX0,5%
Glicerina orgânica (99%)4,0%
Fase D 
Solução de NaOH 25%Para ajustar o pH
Euxil K9031,0%

 Método de formulação:

  • Aqueça as fases A e B separadamente em banho-maria a 70-75 o  Celsius. Em seguida, misture cada fase separadamente até formar uma mistura homogênea.
  • Quando o emulsificante derreter, pare de aquecer a mistura e adicione lentamente a fase aquosa à fase oleosa, mexendo a fase oleosa.
  • Misture a goma e a glicerina e adicione esta mistura à emulsão. Homogeneíze a emulsão com sua Kai blendia ou qualquer outro homogeneizador adequado.
  • Misture mais um pouco e deixe esfriar.
  • Conforme a mistura atinge aprox. 35 o C, adicione 2-3 gotas de uma solução de hidróxido de sódio à emulsão para aumentar o pH e então adicione o conservante (Euxyl K903). Como sabemos que esse conservante reduz o pH, primeiro aumentamos o pH e então adicionamos o conservante. Se você estiver usando outro conservante, pode ser necessário primeiro adicionar o conservante e então ajustar o pH.
  • Prepare uma diluição de 10% da emulsão e meça o pH. Ele deve estar entre 5,0 – 5,5. Se for maior, você pode reduzi-lo adicionando um ácido e se for menor, você pode aumentá-lo adicionando uma base.
  • Colete amostras de estabilidade para observar a estabilidade do produto sob diferentes condições, pegue sua amostra do microkit e coloque o restante (se sobrar alguma coisa) em um frasco adequado.

Resultados do nosso experimento com Xyliance:

Como qualquer outra emulsão de óleo em água, a viscosidade da emulsão aumenta ao aumentar a concentração da fase oleosa e a proporção entre emulsificante e óleo.


Nesta foto você pode ver uma série de emulsões com 35,0% de óleo de semente de papoula e concentrações de emulsificantes variando entre 4,5-6,0%. Mantendo a concentração de óleo constante e aumentando a concentração de emulsificante, a viscosidade aumenta e a textura muda para um creme rico e espesso. Como você pode ver na foto, 4,5% de xiliância é muito baixo para uma fase de óleo de 35,0% e esta emulsão, portanto, não passou em nosso teste de estabilidade térmica.


Nesta foto, você pode ver outro exemplo de textura variável na emulsão alterando a concentração de óleo de 15,0% para 25,0%. Medimos a viscosidade com nosso viscosímetro de laboratório e o gráfico mostra a diferença na viscosidade em miliPascal segundos (mPas). Mantendo a concentração da fase oleosa e a proporção óleo-emulsificante constantes, podemos criar várias viscosidades e texturas em nossas emulsões alterando o óleo.


Nesta foto usamos as seguintes combinações da esquerda para a direita:

  • 25% de óleo de semente de papoula orgânico, 10,0% de laurato de isoamila (um óleo de éster), 5,5% de Xyliance
  • 25% óleo de semente de papoula orgânico, 10,0% óleo de babaçu orgânico, 5,5% Xyliance
  • 25% óleo de semente de papoula orgânico, 10,0% Lexfeel natural (uma alternativa natural ao silicone), 5,5% Xyliance
  • 25% óleo de semente de papoula orgânico, 10,0% manteiga de karité, 5,5% Xyliance

As barras amarelas na imagem indicam a viscosidade da emulsão, medida pelo viscosímetro do nosso laboratório em miliPascal segundos.

Como você pode ver facilmente nas emulsões e nos diagramas de viscosidade, ao aplicar manteiga de karité e óleo de babaçu a viscosidade aumenta e ao aplicar óleo de éster ou Lexfeel natural a viscosidade diminui.  Isso lhe dá uma oportunidade de criar uma ampla gama de produtos, desde leites de limpeza de viscosidade média até cremes ricos para mãos e pés ou máscaras de emulsão, apenas brincando com a concentração da fase oleosa ou trocando um dos componentes da fase oleosa.

Formulação de amostra bônus com Xyliance

Máscara de emulsão calmante de cúrcuma

Tente fazer nossa formulação de amostra para esta maravilhosa máscara de emulsão. Incluímos alguns óleos e ceras exóticos que são muito divertidos de usar em suas formulações.
Fase A 
Xyliance6,0%
Óleo de fruta Pequi selvagem5,0%
Cera de fruta myrica orgânica2,0%
Óleo de semente de baobá orgânico10,0%
Óleo de semente de papoula orgânico15,0%
Óleo de jojoba orgânico com infusão de cúrcuma2,5%
Tocoferol0,5%
Fase B 
Água destilada recém fervida38,7%
Lactato de sódio2,0%
Pantenol1,0%
Dermofeel PA-30,1%
Fase C 
Vegelurão5,0%
Extrato hidroglicérico de brotos de alfafa e feno-grego2,5%
Extrato de jiaogulan hidroglicérico2,0%
Extrato hidroglicérico de folha de alcachofra2,0%
Fase D 
Solagum AX0,4%
Glicerina orgânica (99%)4,0%
Fase E 
Euxil K9030,8%
Óleo essencial de amyris orgânico0,3%
Óleo essencial de ylang-ylang orgânico0,2%
Solução de NaOH (25%)3-4 gotas para ajustar o pH


Método de fabricação

  • Aqueça as fases A e B separadamente em banho-maria a aproximadamente 68-70 ° C.  Não aqueça e mantenha os ingredientes 
  • Quando a cera xiliance e a cera de mirica estiverem derretidas, misture cada fase separadamente e adicione lentamente a fase B à fase A, mexendo a fase A.
  • Homogeneizar a emulsão.
  • Misture a fase C em outro béquer em temperatura ambiente e adicione à emulsão.
  • Misture glicerina e goma em outro béquer e adicione isso à emulsão. Você pode querer usar seu liquidificador ou homogeneizador para algumas rajadas para dispersar completamente a goma.
  • Mexa enquanto a emulsão esfria.
  • Conforme a temperatura atinge cerca de 40 o C, adicione 3-4 gotas de NaOH e então adicione o conservante. Fazemos isso porque sabemos por experiência que este conservante (Euxyl K903) reduz o pH. Se você estiver usando outro conservante, pode ser necessário primeiro medir o pH da emulsão antes de adicionar o conservante ou ajustá-lo.
  • Adicione o conservante e os óleos essenciais.
  • Prepare uma diluição de 10% da emulsão e meça o pH por um eletrodo ou uma tira de pH. O pH deve estar entre 5,0-5,0 para este conservante. Se for menor que 5,0, adicione NaOH para aumentá-lo e se for maior que 5,5, adicione uma solução de ácido láctico ou cítrico para diminuir o pH para a faixa necessária.
  • Pegue suas amostras de estabilidade e microkit e encha o restante em um jarro adequado. Não feche completamente a tampa se a emulsão ainda não estiver completamente fria (a água condensada pode causar instabilidade se você fechar a tampa quando a emulsão ainda estiver morna)
Agora é a sua vez! Compre uma amostra de Xyliance e nos mostre as emulsões que você fez usando

Comentários

Postagens mais visitadas