Sim, você tem que controlar o ph da sua formulação


 Antigamente, a maioria dos produtos cosméticos deveria ter um pH entre 4,5 e 6,5 para atender ao pH da pele. Essa era uma faixa global e legalmente reconhecida e você ainda lerá sobre isso em livros de formulação de cosméticos da velha escola – o pH da sua formulação geralmente era esperado para ficar em algum lugar dentro dessa ampla faixa (dependendo do que você estava formulando).

Essa ampla faixa, embora ainda legalmente válida, não é mais tecnicamente correta quando você está trabalhando com cosméticos naturais e orgânicos. Na verdade, você deve manter o pH da sua formulação em uma faixa muito mais estreita.

Resumimos aqui três razões para mostrar que você precisa começar a prestar muito mais atenção ao pH exato do seu produto:

1. Mudanças de cor

Ao fazer cuidados naturais para a pele, geralmente não usamos pigmentos, mas permitimos que a cor dos nossos produtos seja ditada pelos ingredientes naturais que usamos, como óleos vegetais, extratos, pós ou outros ingredientes à base de plantas. A maioria dos formuladores naturais vê a cor inerente de seus ingredientes como uma indicação maravilhosa de quão naturais seus produtos são. No entanto, a cor de muitos ingredientes naturais é altamente dependente do pH.

A bela cor vermelha da beterraba ou do sabugueiro é causada por suas antocianinas: pigmentos e antioxidantes que pertencem a uma classe parental de moléculas chamadas flavonoides. Dependendo do pH, as antocianinas têm um espectro de cores que varia entre azul escuro, roxo e vermelho. Se você quiser obter a mesma tonalidade de cor e integridade do produto de lote para lote, precisará ajustar o pH da sua formulação para ficar dentro de uma faixa estreita. Você também precisará se certificar de que o pH do seu produto não mude durante sua vida útil, e é por isso que os testes de estabilidade são tão importantes 


2. Propriedades dos ingredientes naturais suscetíveis à alteração do pH

Não só a cor do seu ingrediente pode variar de acordo com seu pH, mas as propriedades do seu ingrediente vegetal são muito mais propensas a serem afetadas do que aquelas dos ingredientes sintéticos tradicionais. Por exemplo, a atividade antioxidante das antocianinas é afetada por modificações no pH e pode ser diminuída se você modificar o pH suficientemente. Em outras palavras, seus ingredientes podem não ter o efeito desejado na pele se o pH geral do seu produto estiver na faixa errada.

3. A eficácia do conservante natural depende do pH

A eficácia de quase todos os conservantes de origem natural depende do pH. Se você variar o pH da sua formulação em apenas meio grau, você pode desativar completamente alguns dos conservantes do seu produto. O fornecedor do seu conservante deve sempre lhe dizer o pH ideal do seu conservante e você deve levar isso em consideração ao formular seu produto.

Por exemplo, se seu conservante de origem natural for ativo em um pH de 4 a 4,5 e o pH geral do seu produto for 6, então você corre o risco de sua formulação ser contaminada antes mesmo de chegar aos seus clientes. Este fator por si só deve convencê-lo sobre a importância do ajuste de pH em suas formulações cosméticas orgânicas.

* Como você deve medir o pH da sua formulação?

Embora rolos ou tiras indicadores de pH sejam ótimos quando você está começando a formular, eles podem ser mais desafiadores de trabalhar se você estiver tentando atingir uma faixa estreita para o pH da sua formulação. Afinal, tiras de pH não são tão precisas quanto um medidor de pH.

Você pode comprar um medidor de pH preciso e simples para seu laboratório artesanal com um orçamento.

Ao começar a formular e fabricar seriamente cosméticos naturais, você deve considerar investir em um medidor de pH confiável com eletrodo de vidro.

Os medidores de pH variam em óptica, desempenho, precisão e complexidade. Pode ser bem desafiador saber qual medidor de pH escolher, particularmente quando confrontado com o grande número de opções disponíveis e a ampla faixa de preço dos medidores de pH – eles podem variar de preço.

Você pode comprar um medidor de pH preciso e simples para seu laboratório artesanal com um orçamento simples.Vale a pena investir em um medidor de pH adequado quando você estiver preparando produtos à base de água, como tonificantes, xampus, loções, hidrogéis, etc.


Comentários

Postagens mais visitadas