Manteiga corporal
Seja você um formulador iniciante ou alguém com experiência, fazer uma manteiga corporal batida é divertido e uma formulação relativamente fácil de dominar. Neste post, trazemos a você uma fórmula anidra (que não contém água) para uma manteiga corporal batida que tem uma textura cremosa e é ideal como hidratante corporal.
É uma formulação perfeita para cuidados com a pele DIY se você está apenas começando a fazer cosméticos em casa . Também é uma formulação ideal para fazer se você deseja evitar o uso de conservantes em cuidados com a pele.
Esta receita de manteiga corporal batida cria um produto maravilhoso, igualmente adequado para o verão e o inverno, embora você possa preferir variar as manteigas, óleos e aromas para as diferentes estações.
Manteigas corporais batidas contêm principalmente manteigas e óleos, mas em um clima mais quente você também pode querer adicionar um pouco de cera. Não fizemos isso nesta fórmula simplesmente porque o clima não estava muito quente no Reino Unido quando criamos nossa fórmula para o tutorial em vídeo. Se você adicionar uma cera, preste atenção à quantidade que você adiciona, caso contrário, você acabará com uma bagunça oleosa que arrasta na pele.
Para realmente apimentar esta manteiga corporal batida, você pode aplicá-la em camadas com extratos botânicos e óleos essenciais também. Como sempre, adapte nossa fórmula às suas preferências ou para se encaixar no tema de cuidados com a pele em que você está trabalhando.
manteiga corporal batida com tuberosa e neroli
Nossa fórmula
Estamos usando uma manteiga que tem sido uma favorita secreta por um tempo: manteiga de Tacuma ou Tucuma. Ela é da região amazônica e é rica em ácidos láurico e mirístico. É um complemento perfeito para produtos para pele seca e cabelos secos também. Aqui, nós a combinamos com um pouco de manteiga de manga e óleo de coco.
Nosso objetivo é fazer uma manteiga corporal batida com uma sensação de pele um pouco mais seca, então adicionamos também um pouco de coco-caprilato. É um emoliente que pode ser usado para substituir a ciclometicona sintética em formulações. Ele dá uma sensação agradável de deslizamento e secura, como a de silicone. O resultado é uma manteiga aveludada e de rápida absorção, mas é claro que seu produto pode variar se você tiver usado outros ingredientes.
Decidimos adicionar um pouco de óleo de farelo de arroz infundido com alkanet, o que deu aquele tom rosa sutil à nossa manteiga.
se você quiser experimentar dar à sua manteiga corporal um impulso botânico extra com alguns extratos incríveis e coloridos
Os óleos essenciais: aroma e benefícios
A combinação de óleo essencial de tuberosa e neroli, um aroma floral, porém sutil, funciona muito bem com o aroma de coco detectável na manteiga corporal. A tuberosa (Agave amica, anteriormente Polianthes tuberosa) é uma planta de floração noturna, nativa do México.
É usado principalmente em perfumaria por seu aroma maravilhoso, e menos frequentemente em aromaterapia simplesmente por causa dos custos. Seu aroma floral, levemente terroso, é dito ser calmante. Você só precisa usar um pouco em sua formulação e por essa razão, nesta fórmula, usamos uma versão mais acessível como uma diluição de 5% em óleo de jojoba. A tuberosa funciona bem com outros aromas florais, então escolhemos o neroli. recomenda um limite dérmico de tuberosa de 1,2%, dado que contém metil eugenol, que é um sensibilizador de pele encontrado em alguns óleos essenciais. Extratos de tuberosa obtidos por extração de CO2 ou extração por solvente foram considerados antimicrobianos (i).
O óleo essencial de neroli é um óleo muito perfumado das flores da laranjeira amarga. É frequentemente usado em perfumaria, aromaterapia e também em cuidados com a pele e é dito que melhora o humor, é útil para pele oleosa e acalma a pele vermelha e irritada. Pesquisas mostram que ele tem atividades antimicrobianas e antioxidantes é recomendado para uso em todos os tipos de pele e pode ser útil em produtos com propósito de rejuvenescimento da pele.
Ingredientes
Fase A
Manteiga de tacuma: 40%
Manteiga de manga: 20%
Óleo de coco: 10%
Fase B
Coco-caprilato: 15%
Óleo de farelo de arroz infundido com Alkanet: 8,40%
Fase C
Tuberosa absoluta (diluição de 5% em óleo de jojoba): 0,30%
Óleo essencial de Neroli (diluição de 5% em óleo de amêndoa): 1,20%
Extrato de CO2 de alecrim: 0,10%
Pó de arroz micronizado fase D
: 5%
Método de fabricação:
Veja também nosso tutorial em vídeo acima.
- Derreta as manteigas (Fase A) em banho-maria.
- Pese os óleos em outro copo.
- Quando a manteiga derretida estiver um pouco mais fria, adicione os óleos e mexa bem. Reserve.
- Pesar os óleos essenciais e o antioxidante (Fase C).
- Adicione-os à mistura de manteiga/óleo.
- Coloque na geladeira para engrossar um pouco. Você precisa fazer isso enquanto adicionamos pó de arroz. Se você adicionar o pó de arroz enquanto a mistura estiver muito líquida, o pó irá simplesmente afundar no fundo da mistura.
- Mexa a mistura regularmente para garantir um resfriamento uniforme. Quando você vir um traço, adicione o pó de arroz e mexa bem para se livrar de quaisquer grumos.
- Agora você pode começar a bater. Coloque a manteiga na geladeira por 5-10 minutos e bata novamente.
- Você pode fazer isso 2 a 3 vezes até atingir uma consistência leve e fofa.
- Transfira para um recipiente bonito e deixe na geladeira durante a noite.
- Você verá que a manteiga endurecerá um pouco.
Agora é sua vez de fazer sua própria manteiga corporal batida. Deixe um comentário abaixo para nos contar como foi e se você personalizou nossa fórmula com sua própria escolha de manteigas e aromas.
Comentários
Postar um comentário