Loção natural de menta e melão para o banho


 Loções para banho são produtos fascinantes que são essencialmente emulsões hidratantes; para ser mais específico, são emulsões de óleo em água. Uma loção para banho pode ajudar a manter sua pele flexível, mas isso não significa necessariamente que seja o único produto de que você precisará. Dependendo da sua pele e preferências, você sempre pode aplicar seu hidratante regular como uma etapa extra. Depende realmente do que sua pele precisa e, claro, de quais ingredientes você adiciona à sua formulação.

Como usar loção corporal no chuveiro

A chave está em como usamos esse tipo de produto. Se você é um aluno da Formula Botanica, você sabe o quanto falamos sobre aplicar produtos na pele úmida. Isso porque, ao fazer isso, você pode bloquear a umidade, especialmente se o produto contiver ingredientes hidrofóbicos e oclusivos. Pense em bálsamos, emulsões, óleos. Uma loção para banho foca nisso. É uma emulsão que você aplica no chuveiro na pele molhada após a limpeza. Depois de um minuto ou mais, você enxágua e seca a pele com uma toalha. Não é um limpador, mas um hidratante. Não deve deixar o piso do chuveiro escorregadio, mas mesmo assim, proceda com cautela. Além disso, as loções para banho 

economizam muito tempo, permitindo que você se hidrate durante o banho, em vez de secar e ter que aplicar uma loção corporal depois. Depois que você souber como usar loções corporais para banho, perceberá o quanto elas são úteis para o seu tempo limitado enquanto você toma banho e vai embora. O que há para não amar neles, especialmente esta loção corporal com aroma de menta que dá um toque especial ao seu ritual matinal?

Durante nossos experimentos, tiramos as seguintes conclusões:

1. Sua loção deve ser uma emulsão de óleo em água

Isso ocorre porque você precisa enxaguar e se fizer uma emulsão de água em óleo, isso não será tão fácil. Você já tentou limpar o béquer depois de fazer uma emulsão de água em óleo? É um trabalho duro! Nosso vídeo fornece um guia passo a passo para fazer a base de emulsão necessária para a loção corporal de menta para banho. Escolhemos o Olivem1000 como um emulsificante porque ele não é apenas fácil de trabalhar, mas funciona muito bem em produtos de enxágue. Se você é novo em nosso emulsificante escolhido Olivem 1000.

2. Sua loção deve ter alguns ingredientes oclusivos.

Esta fórmula em particular não tem cera porque usamos manteiga de karité. Ela contém um pouco de cera de chá verde para adicionar um pouco de cremosidade, mas não altera a viscosidade. Se você decidir usar ceras, pense em qual usar, como cera de abelha, cera de arroz ou até mesmo lanolina. Ao usá-las, você criará uma camada oclusiva na pele, deixando-a mais hidratada. Esses ingredientes também repelem a água, então você não vai lavar todo o produto. Para inspiração sobre quais ceras usar, bem como detalhes de suas propriedades e benefícios.

3. Sua loção deve ser adequada para um frasco com bomba.

Usar um frasco pode não ser a melhor ideia para esse tipo de produto. Um frasco com bomba sem ar é ideal e também ajudará na preservação bem-sucedida do produto. Adicionar ceras pode engrossar uma loção e então funcionaria em um frasco com bomba? Definitivamente. Mas, como sempre, você precisará pensar cuidadosamente sobre o design da sua formulação e a viscosidade dos ingredientes oclusivos que escolher.

Ingredientes:

Fase A 

10% Óleo de abacate 5% Óleo de semente de melancia 3% Manteiga de karité 0,5% Cera de chá verde 4,5% Olivem 1000

Fase B 

63,75% Hidrolato de hortelã-pimenta 6% Glicerina 0,15% Goma de esclerócio 0,1% Quelante: Dermofeel PA-3 (INCI: fitato de sódio, água, álcool)

Fase C 

(resfriar abaixo de 40 graus C) 2% Pantenol 2% Extrato de melancia (INCI: glicerina (e) extrato de Citrullus lanatus (melancia)) 0,5% Tocoferol

Fase D 

1% Conservante Eco (INCI: álcool benzílico, ácido salicílico, ácido sórbico, glicerina)

Fase E 

0,75% Óleo essencial de tangerina 0,45% Óleo essencial de palmarosa 0,2% Óleo essencial de hortelã-pimenta 0,1% Óleo essencial de ylang ylang

Método de fabricação

Veja também nosso vídeo para o método de formulação. 

1. Pese a fase A em um béquer de vidro. 

2. Pese a fase B em outro béquer de vidro. 

3. Aqueça as duas fases em banho-maria. Quando estiver a 75 °C, despeje lentamente A em B. Homogeneíze por um minuto. 

4. Comece a resfriar e mexa.

5. Adicione a fase C.

6. Adicione a fase D. 

7. Adicione a fase E. 

8. Verifique e ajuste o pH. 

9. Engarrafar e rotular. 

Nota: Olivem1000 deve ser derretido a 70 graus C, mas nossa cera de chá verde é bastante teimosa, então aquecemos a fase A a 75 °C. Em nossos testes, sabíamos que o pH desta fórmula não era alto, então não precisávamos ajustá-lo. Mas se você mudar seus ingredientes (por exemplo, usar água destilada em vez de um hidrossol), precisará verificar o pH antes e depois de adicionar o conservante (Fase D). 

Agora é sua vez de criar sua própria loção para o banho, brincando com os emolientes e oclusivos na fórmula e comparando os resultados. Experimente diferentes óleos essenciais também para criar diferentes temas de loção com diferentes benefícios para a pele.Esperamos que você tenha gostado deste post sobre como fazer e usar melão de menta em loção para o banho. Há algo que você gostaria de acrescentar de suas experiências sobre como usar em loção para o banho ou compartilhar sobre sua formulação? Deixe um comentário abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas