Pré-shampoo esfoliante


 O que é um pré-shampoo?

Os produtos de pré-tratamento com xampu são usados ​​antes da sua rotina normal de lavagem e servem para:

esfolie o couro cabeludo, o cabelo e suas raízes – eles têm como objetivo não apenas remover a sujeira diária, mas também o acúmulo de produtos de modelagem e proteger o cabelo e o couro cabeludo contra os efeitos da poluição ;

hidratar o couro cabeludo e os cabelos; e

dê um reforço de volume ao seu cabelo.

Ao usar um pré-shampoo, você ajudará seu cabelo a reter os óleos bons (o cabelo fica revestido com uma camada oleosa protetora) durante o processo de lavagem e evitará aquela sensação de ressecamento e descamação depois.

Uma das tendências mais quentes de cuidados com os cabelos é o "pré-shampoo" Criar produtos naturais para os cabelos é um nicho que requer muita perseverança e dedicação para acertar. Encontrar os ingredientes normalmente aceitos em formulações naturais para os cabelos pode ser bastante desafiador.

Como usar pré-shampoo

Aplique uma porção no cabelo levemente molhado antes de lavar com xampu. Adicione um pouco de água e massageie por alguns minutos enquanto distribui do couro cabeludo até as pontas dos cabelos. Em seguida, enxágue bem antes de aplicar seu xampu regular. Ao usar o melhor pré-xampu, você notará que precisa de menos xampu regular e que seu cabelo ficará mais macio e mais fácil de manusear após esse tratamento.escolhas de ingredientes

O melhor pré-shampoo é uma geleia aquosa que encapsula grãos ultrafinos para uma esfoliação profunda, mas suave. Este processo é auxiliado pela adição de surfactantes naturais para uma esfrega e enxágue fácil e confortável e também para lavar poeira, sujeira e poluição. Dependendo dos seus objetivos para o produto, você pode variar os ingredientes que o acompanham e usar.

por exemplo:

* fontes de silício: cavalinha e bambu.

* hidratantes; aloe vera , lactato de sódio, PCA sódico, pantenol e glicerina.

condicionamento antiestático: pantenol, betaína trimetilglicina, PCA gliceril oleato, sacarose cocoato.

Neste post, damos a você uma fórmula de amostra para um pré-shampoo esfoliante, mas esperamos que você investigue e experimente outros ingredientes também. Se você gosta de fazer esta fórmula, você também pode tentar criar nosso condicionador de cabelo orgânico para tratar seu cabelo na outra ponta da rotina de cuidados capilares de lavar e usar.

Desafios na formulação de um pré-shampoo

1. Estresse de escoamento Como este é um produto do tipo gelatina, você precisará de um modificador de viscosidade (gomas) para criar um gel estável. A parte mais desafiadora é encontrar uma goma ou combinação de gomas que dará estresse de escoamento suficiente ao produto para suspender uniformemente suas partículas esfoliantes. Caso contrário, você correrá o risco de suas partículas esfoliantes afundarem no fundo ou flutuarem no topo. O estresse de escoamento pode ser explicado como uma força ou pressão flexível. No caso da nossa fórmula, isso significa que o gel fluido precisa ter escoamento suficiente para suspender outro tipo de material, como esferas de partículas esfoliantes. Enquanto o estresse de escoamento for maior do que o estresse em si, as esferas "grudarão" no fluido e permanecerão suspensas. Não é nenhuma surpresa que esferas maiores sejam mais difíceis de suspender do que esferas menores. Esses tipos de produtos esfoliantes geralmente vêm em um tubo onde permanecem em um estado semissólido. No entanto, se você apertar o tubo (ou seja, adicionar pressão), o gel se torna mais fluido ao sair do tubo e, em seguida, volta ao estado semissólido quando é empurrado para fora. Pense em espremer ketchup de um tubo como comparação. Um equívoco generalizado é que para atingir uma tensão de escoamento flexível desejada, você precisa de uma porcentagem maior de goma. A tensão de escoamento não é necessariamente a mesma que viscosidade. A viscosidade não suspende, apenas desacelera a flutuação e o movimento das esferas. Ao empilhar uma porcentagem maior de goma, você pode afetar apenas a viscosidade e provavelmente criará grumos ao longo do caminho. No entanto, um gel de alta viscosidade não é necessariamente igual a uma tensão de escoamento alta (ou seja, suspensão mais eficaz). Testar e experimentar o que funciona para sua ideia é o truque principal na criação deste pré-xampu. Como regra geral, você deve tentar criar um produto do tipo gel com um total de goma entre 0,5-2,5% de uma única goma ou combinação de gomas.

Para a formulação de amostra, usei o polímero Amaze XT (INCI: Dehydroxanthan Gum), que é uma goma brilhante para suspender bolhas de ar e partículas esfoliantes de forma eficiente. Role até o final para ver nossos fornecedores sugeridos de ingredientes-chave.

2. Cores naturais As marcas tradicionais geralmente trabalham com opacificantes para criar produtos de aparência transparente ou usam corantes sintéticos se quiserem um certo esquema de cores de estilo brilhante. Em cuidados naturais para a pele e cabelo, abraçamos a bela diversidade de cores que vêm com a formulação natural . No entanto, isso pode ser um grande desafio, pois você pode ficar preso em um dos 40 tons de marrom, o que pode ser desagradável para alguns consumidores. Constituintes solúveis em água (na maioria dos casos antocianidinas) em nossos ingredientes podem dar os tons mais lindos de rosa, vermelho e azul, mas é notoriamente difícil manter essas cores estáveis. É tudo uma questão de encontrar esse equilíbrio entre seus ingredientes para criar um produto de aparência agradável e que também lhe dê os benefícios que promete. Agora, vamos dar uma olhada em nossa formulação de amostra para criar um pré-shampoo totalmente natural.

Nossa Fórmula: Pré-shampoo Esfoliante

Etapa 1: teste

Vamos fazer uma formulação à base de água contendo óleos essenciais. Normalmente, nessa situação, você usaria um solubilizante natural para incorporar seus óleos essenciais de forma 100% completa e segura.Nesta formulação, usaremos surfactantes naturais e, como você deve saber, solubilizantes e surfactantes fazem parte da mesma família. Isso significa que, em alguns casos, sua fase surfactante será capaz de solubilizar seus óleos essenciais. Nem sempre é o caso, pois alguns surfactantes têm mais qualidades solubilizantes do que outros. O decil glicosídeo, por exemplo, terá mais capacidade de solubilizar seus óleos essenciais do que a cocamidopropil betaína. Como é sempre melhor prevenir do que remediar, recomendamos adicionar uma etapa à sua formulação para testar sua fase surfactante/EO e verificar se ela está suficientemente solubilizada ou não.


Basicamente, isso significa que quando você tiver escrito sua formulação, você primeiro fará uma pequena amostra (20-25g é o suficiente) de sua fase surfactante/EO em água destilada. Todos os ingredientes que desempenham um papel neste processo precisam ser incluídos nesta etapa. Então, digamos que se você trabalha com um conservante que contém componentes solúveis em óleo (como álcool benzílico), você adicionará isso também. No meu caso, usei pentilenoglicol na minha formulação porque é um hidratante incrível e um reforço conservante; isso significa que ele dá um reforço extra para dissolver ingredientes como pós e óleos essenciais. Observe que ele NÃO funcionará como um solubilizante autônomo; é apenas um reforço. Certifique-se de ajustar seu pH entre 5 e 5,5 antes de fazer sua avaliação final. Por exemplo: um pH maior que 7 sempre terá um efeito geral mais turvo. Adicionar ácido láctico ou ácido cítrico a um pH correto limpará as coisas imediatamente.

Ingredientes – fase de testes:

Fase A 86,5% água destilada 4% pentilenoglicol Fase B 4% coco glicosídeo 4% decil glicosídeo 1% coco glicosídeo/oleato de glicerila 0,3% EO laranja doce 0,1% EO bergamota FCF 0,1% EO alecrim CT verbenon

Método para fase de teste

1. Adicione lentamente a fase B à A sob agitação suave (ou um agitador magnético, se tiver um). Faça uma diluição de 10% para medir seu pH, ajuste quando necessário para entre 5 e 5,5. Se parecer perfeitamente solubilizado como na nossa foto acima, você pode prosseguir para a formulação completa.

Etapa 2: formulação final

Ingredientes: 

Fase A 
48,7% de água destilada (recém-fervida e retornada à temperatura ambiente antes de prosseguir) 25% de hidrossol de bambu 1% de PCA de sódio 1% de betaína trimetilglicina 0,5% de pantenol 0,2% de pó de aloe vera (200:1) 0,1% de quelante (INCI: fitato de sódio, água, álcool/nome comercial: Dermofeel PA-3) 

Fase B
 4% de glicerina 4% de pentilenoglicol 1,5% de goma desidroxantana (nome comercial: polímero Amaze XT) 

Fase C 
4% de glicosídeo de coco 4% de decil glicosídeo 1% de glicosídeo de coco/oleato de glicerila (nome comercial: Lamesoft PO65) 0,3% de EO de laranja doce 0,1% de EO de bergamota FCF 0,1% de EO de alecrim CT verbenon verificação de pH: deve ser pelo menos 5,3. 

Fase D 
2,5% Dermosoft 1388 eco (INCI: Glicerina, Água, Levulinato de Sódio, Anisato de Sódio) 0,5% Verstatil BL (INCI: Água, Levulinato de Sódio, Benzoato de Sódio) verificação de pH entre 5,2 e 5,5 

Fase E 
1,5% pó de semente de damasco

Método de fabricação

  1. Prepare todas as fases em copos separados.
  2. Misture todos os ingredientes da fase A até que tudo pareça completamente homogêneo, garantindo que todos os pós estejam dissolvidos. Você pode fazer isso com uma espátula de vidro ou um agitador magnético, se tiver um
  3. Adicione a fase B à fase A agitando com uma ferramenta de distribuição de goma. Adicione pequenas colheres de B à A, uma por uma. Você pode usar um Kai Blendia, mixer ou qualquer tipo de ferramenta de homogeneização para isso. Quando metade da mistura for adicionada, você notará que ela começa a engrossar.
  4. A partir de agora, você não pode usar uma ferramenta elétrica. Vamos adicionar a fase surfactante agora, e para evitar espuma desnecessária, adicionamos a fase C à nossa mistura anterior, lentamente e em pequenas alíquotas, mexendo com uma espátula de vidro.
  5. O sistema conservante de nossa escolha é completamente solúvel em água, mas parcialmente muito dependente do pH. Então, ANTES de adicionar nossos conservantes, faça uma diluição de 10% para medir e ajuste o pH para pelo menos 5,3.
  6. Após adicionar os conservantes, faça outra diluição de 10% para medir o pH e ajuste de acordo para entre 5,2 e 5,5.
  7. Agora você pode adicionar as partículas esfoliantes e misturá-las uniformemente ao seu gel.
  8. Despeje no recipiente de sua escolha. Um tubo de compressão é o ideal. Tenha em mente que garrafas sem ar são atraentes, mas dependendo das partículas, podem entupir o sistema da bomba.
Gostaríamos de saber como você se sai formulando seu pré-shampoo, então deixe um comentário abaixo.

 Agora é sua vez de experimentar um pré-shampoo esfoliante. Experimente diferentes partículas esfoliantes e pratique com esses surfactantes e gomas e compartilhe suas melhores formulações de pré-shampoo conosco!!

Comentários

Postagens mais visitadas