Fassa você mesmo!!


 Aprender a fazer produtos naturais para a pele é uma das habilidades mais gratificantes e fortalecedoras que você pode dominar. Ser capaz de preparar sua própria manteiga corporal fofa, ou misturar seu próprio tônico botânico, ou misturar seu próprio sérum orgânico fará com que você comece a dar as costas às fórmulas compradas em lojas. Na verdade, você pode nunca mais comprar um limpador, depois que souber o quanto é divertido e fácil fazer seus próprios produtos naturais para a pele do zero!

Mas se você está lendo este guia passo a passo, então há uma boa chance de que você esteja preocupado em seguir muitas das instruções "faça você mesmo" que você pode encontrar online quando estiver aprendendo a fazer produtos naturais para a pele.

Afinal, você não quer criar fórmulas de cuidados com a pele inseguras, instáveis ​​(ou potencialmente invencíveis) com base em uma receita que encontrou na internet; em vez disso, você quer formular cuidados com a pele orgânicos profissionais que realmente funcionem.

Então, quais são os passos necessários para aprender a fazer produtos naturais para a pele seguros e estáveis?

Etapa 1. Escolha seus ingredientes botânicos

Uma das partes mais emocionantes de aprender a fazer produtos naturais para a pele é trabalhar com a vasta gama de ingredientes botânicos disponíveis para formuladores de cuidados com a pele. Cada formulador que conhecemos fica animado com a oportunidade de trabalhar com ervas, folhas, caules, raízes, pétalas, brotos, cascas, sementes e flores.

Há um movimento global em direção à combinação de beleza com bem-estar, onde as pessoas querem ingredientes à base de plantas em seus produtos de beleza, porque sentem que rejeitamos o conhecimento sobre plantas transmitido por nossos ancestrais. Muitos remédios tradicionais estão agora sendo redescobertos e usados, e é por isso que queremos incorporar essas plantas incríveis em nossos produtos naturais para a pele. No entanto, nem todos os ingredientes botânicos devem ser usados ​​na pele e alguns devem ser usados ​​em baixas porcentagens, então você precisa começar a pesquisar para descobrir quais ingredientes botânicos funcionam melhor ao escolher os certos para sua formulação.

* Compre ervas para cuidados com a pele

Se criar seus próprios extratos for um passo longe demais, então não se preocupe, pois há dezenas de empresas de ingredientes cosméticos ao redor do mundo que estão prontas para vender extratos para você. Ao comprar extratos, certifique-se de investigar os 4 passos a seguir:

INCI

Sempre comece procurando o nome cosmético para o extrato escolhido. A indústria da beleza usa um sistema de nomenclatura chamado Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos (INCI – pronunciado 'inky'). Seu extrato deve listar tudo no frasco, incluindo quaisquer conservantes ou solventes, que às vezes precisam ser adicionados aos extratos para dar a eles uma vida útil. Quando você estiver armado com essas informações, você deve saber exatamente o que há no ingrediente que está comprando.

Compatibilidade com a pele
Agora que você decidiu fazer produtos naturais para a pele, você quer ter certeza de escolher os ingredientes certos para beneficiar a pele. Questione seus fornecedores sobre o que seus extratos à base de plantas podem fazer pela sua pele e certifique-se de que a ciência se acumula.

Solubilidade
Óleo e água não se misturam. O óleo flutua sobre a água. Se você planeja fazer um sérum à base de óleo, não poderá incorporar um extrato vegetal à base de água nele. Da mesma forma, se estiver fazendo um tônico e planeja adicionar óleos essenciais, eles flutuarão sobre o tônico. Certifique-se de descobrir a solubilidade do extrato escolhido.

Sustentabilidade
Em um mundo onde estamos perdendo rapidamente nossa biodiversidade e destruindo habitat após habitat, precisamos ser extremamente cuidadosos com as origens de nossos ingredientes botânicos. A enorme demanda de todos os tipos de indústrias, incluindo o setor cosmético, está fazendo com que certas plantas sejam supercolhidas. Por exemplo, certas árvores aromáticas em particular estão enfrentando pressão ecológica em larga escala. Quando você decidir fazer produtos naturais para a pele, sempre certifique-se de verificar a sustentabilidade de seus ingredientes questionando seus fornecedores.

cuidados com a pele

Agora que você decidiu se vai cultivar ou comprar seus extratos vegetais, é hora de escolher aqueles com os quais você quer trabalhar. Inspire-se em seu entorno, seus interesses, seu ambiente.

Nós encorajamos nossos alunos na Formula Botanica a abordar a formulação de cuidados com a pele como uma arte e também como uma ciência – buscando inspiração em qualquer lugar: cores, sabores, países, música, natureza, palavras, emoções e estações. Algumas empresas de cuidados com a pele criam linhas baseadas nas tradições de beleza de uma cultura específica. Outras são influenciadas por alimentos, emoções ou regiões geográficas.

Recomendamos escolher alguns ingredientes que realmente lhe agradem, pesquisá-los e começar de forma simples.

Além disso, e isso é muito importante, por favor, nunca compre ingredientes muito caros quando começar a fazer produtos naturais para a pele. Você provavelmente passará por muitos desastres de formulação, então é melhor começar da forma mais simples possível.

Passo 2. Faça produtos naturais para a pele

Agora que você tem uma ideia aproximada dos tipos de ingredientes com os quais deseja trabalhar, é hora de decidir qual produto natural para a pele você vai fazer. O mundo é seu: você pode escolher fazer manteigas, bálsamos, loções, soros, géis, máscaras, esfoliantes, óleos, limpadores, cremes, tonificantes, hidratantes – ou se ramificar em cuidados com os cabelos e começar a fazer xampus, condicionadores ou produtos de modelagem naturais.

Comece Simples e Anidro

Se você é novo na criação de produtos naturais para a pele, sempre recomendamos começar de forma simples e segura. A melhor maneira de fazer isso é fazendo formulações anidras para a pele, que não contêm água, então não precisarão de nenhuma preservação. Exemplos de formulações anidras são manteigas corporais, óleos faciais, bálsamos de limpeza, protetores labiais ou máscaras em pó.

A razão pela qual encorajamos você a começar com anidro é porque formulações à base de óleo não são criadouros de micróbios e não precisam ser preservadas. No entanto, elas exigem um antioxidante como vitamina E ou extrato de CO2 de alecrim, que retardará o processo de ranço dos seus óleos e manteigas.

Experimente com ingredientes baratos

É fácil se deixar levar pelos ingredientes botânicos de cuidados com a pele ao fazer produtos naturais para a pele. A primeira vez que você abre uma entrega e se depara com luxuosos óleos carreadores, óleos essenciais perfumados, hidrossóis delicados, emulsificantes emocionantes e extratos de plantas exóticas, você pode imediatamente se ver projetando uma formulação que contenha todos eles.

No entanto, como qualquer formulador poderá lhe dizer, você inevitavelmente experimentará um desastre. E isso é uma coisa boa, porque você aprenderá mais com seus erros. Particularmente quando você for além das formulações anidras, você descobrirá que emulsões, géis e produtos espumantes podem ser complicados de acertar.

Nunca comece a experimentar com seus ingredientes mais preciosos. Em vez disso, faça essa emulsão com água e um óleo vegetal barato e, depois que dominar a técnica, comece a testar seus maravilhosos ingredientes vegetais e aprenda como eles se comportam.

Pratique, pratique, pratique

Por fim, você só conseguirá fazer produtos naturais para a pele que sejam seguros e estáveis ​​se praticar. Por exemplo, a emulsificação é uma técnica que vem por meio de tentativa e erro (ou, como nossa Equipe de Educação às vezes diz na Formula Botanica: “tentativa e horror”!).

Prepare-se em seu laboratório artesanal e reserve um tempo para fazer a mesma formulação de cuidados com a pele várias vezes de uma maneira ligeiramente diferente. Trate o processo de fazer produtos naturais para a pele como um experimento divertido, onde você vê como seus ingredientes se comportam em diferentes porcentagens ou quando misturados com outros ingredientes.

Inicialmente, seus bálsamos podem ser granulados, suas emulsões podem se separar, seus óleos essenciais podem não se misturar aos seus tônicos e seus produtos de limpeza podem não fazer espuma, mas a prática leva à perfeição e, antes que você perceba, você terá uma loção fina e maravilhosa para usar em si mesma ou para dar a amigos e familiares.

Etapa 3. Aprenda sobre preservação natural

Quando você decide fazer produtos naturais para a pele, você precisa ter um plano para fazer formulações seguras e isso significa decidir se você quer ou não usar conservantes.

A escolha é simples: ou você faz apenas formulações anidras, que não precisam de conservante, ou você faz produtos naturais para a pele que contêm água, que precisarão de conservante se você quiser que eles tenham uma vida útil maior que uma semana. Você também deve considerar como você vai preservar produtos que terão água introduzida neles, como um esfoliante de sal à base de óleo que você pode manter no chuveiro.

Poderíamos indicar milhares de receitas inseguras online, que pedem para você misturar ingredientes à base de água sem conservante, o que pode mofar e estimular o crescimento microbiano em questão de dias. Você simplesmente não quer esfregar micróbios em todo o seu rosto, e é por isso que é tão importante acertar na segurança.

Tenha orgulho da preservação

Nosso princípio na Formula Botanica é que precisamos ter orgulho da preservação, porque os conservantes naturais protegem sua formulação de cuidados com a pele e, se você planeja vender seus produtos naturais para a pele, seu cliente e seu negócio.

E não podemos esquecer que o risco de usar conservantes é significativamente menor do que o de usar cosméticos à base de água sem conservantes.

A boa notícia é que ainda é possível fazer produtos naturais para a pele que contenham ingredientes botânicos maravilhosos à base de água, como hidrolatos ou gel de aloe vera, e você ainda pode ter certeza de que essas formulações serão preservadas de forma segura e natural.

Lembre-se de que a vitamina E, o extrato de semente de toranja e o extrato de alecrim NÃO são conservantes. Esses ingredientes são adicionados às formulações naturais de cuidados com a pele para estender a vida útil dos óleos e manteigas contidos neles. Os antioxidantes retardam a rancificação dos óleos e manteigas. Como vimos na Etapa 2, você pode estender a vida útil de um óleo adicionando um antioxidante a ele.

Nossa lista de verificação de preservação natural

A melhor maneira de escolher um conservante natural é:
• Verifique se seu conservante natural tem atividade de amplo espectro contra bactérias, fungos e leveduras. Ele precisa ser combinado com outro conservante para proteger totalmente sua formulação? Você não quer usar um conservante que só funciona contra um tipo de microrganismo e deixa outro tipo proliferar em sua loção.
• Certifique-se de que seu conservante natural seja compatível com sua formulação. Ele tem a solubilidade certa? Ele tem a faixa de pH certa? Todos esses são componentes mais complicados para fazer produtos naturais para a pele, mas um curso de formulação online como o Diploma em Formulação Orgânica para Cuidados com a Pele da Formula Botanica pode ajudar a explicar muitos desses conceitos em detalhes.
• Quanto tempo de vida útil ele dá ao seu produto natural para a pele? Se você pretende manter sua loção por mais de um ano, mas seu conservante só funciona por 3 a 6 meses, você pode precisar considerar mudar sua escolha.
• Quão fácil é trabalhar com este conservante natural? Ele requer reforços ou precisa ser dissolvido em uma determinada temperatura? Tente tornar sua vida o mais simples possível ao escolher o conservante certo.

Etapa 4. Configure seu espaço de trabalho

Mesmo que você esteja fazendo formulações para seu próprio uso, você quer ter certeza de que tem um ambiente de trabalho higienizado e limpo, para que você possa evitar que ocorra contaminação. Afinal, você não quer pedir muitos ingredientes botânicos lindos, passar eras aprendendo a criar seu próprio soro e então contaminá-lo com o pano de prato da cozinha!

Em outras palavras, se você quiser fazer produtos naturais para a pele em casa, precisará montar um ambiente de trabalho, que realmente não deveria ser sua cozinha, a menos que você possa higienizar adequadamente todo o seu ambiente de trabalho e mantê-lo limpo toda vez que você formular.

Os pontos mais importantes a serem lembrados são:

Implementar uma boa higiene

Mantenha sua área de trabalho limpa, arrumada, bem ventilada e livre de alimentos, bebidas, fumaça e quaisquer doenças ou infecções. Verifique, limpe e faça a manutenção do equipamento que você usa antes e depois de cada vez que fizer produtos naturais para a pele. E sempre lave as mãos!

Segurança em primeiro lugar

Seja seguro na forma como você lida com ingredientes, equipamentos e produtos de cuidados com a pele em seu ambiente de trabalho. Embora produtos naturais para cuidados com a pele contenham ingredientes que são geralmente muito seguros para a pele, você pode ocasionalmente estar trabalhando com ingredientes que podem causar sensibilização se forem aplicados puros, como muitos óleos essenciais. Certifique-se de sempre usar equipamentos de proteção individual adequados, como aventais e luvas, que são baratos e fáceis de comprar na Amazon.

Bom armazenamento

Mantenha um bom armazenamento para seus ingredientes, assim como seus produtos naturais para cuidados com a pele finalizados. Armazene seus ingredientes na geladeira ou em um local fresco e escuro (siga as condições de armazenamento definidas pelo seu fornecedor). Mantenha suas formulações finalizadas armazenadas em um ambiente lacrado e seguro, longe do calor e da luz direta, e etiquetadas corretamente.

Etapa 5. Transforme suas novas habilidades em um negócio de cuidados naturais com a pele

Depois de descobrir o quão fácil e divertido é fazer produtos naturais para a pele, você pode decidir transformar suas novas habilidades em um negócio de beleza. Afinal, se você ama suas fórmulas, quem pode dizer que você não conseguirá vendê-las? O mundo nunca foi tão receptivo aos cuidados naturais para a pele e as previsões são de que o mercado global de cuidados pessoais orgânicos atingirá R$ 54 bilhões até 2027.

Criando uma linha de produtos naturais para cuidados com a pele

Ao projetar uma linha de produtos de beleza, suas formulações naturais de cuidados com a pele devem trabalhar juntas para beneficiar seu cliente e você deve se certificar de que cada formulação tenha o mesmo grande objetivo em mente. Por exemplo, se seu ethos é fazer cuidados com a pele suaves com apenas alguns ingredientes, então cada uma de suas formulações deve ser baseada nessa filosofia. Pense nas características e benefícios de seus produtos – eles desempenharão um grande papel no sucesso geral de sua marca de beleza.

Você também deve considerar como suas formulações se complementam. Tente pensar sobre a maneira como seu cliente poderia usar cada uma delas. Se você criar uma linha de 5 xampus, então claramente você vai precisar de 5 clientes diferentes para comprá-los, ou esperar que seu primeiro cliente use cada frasco e retorne para pegar outro. Não há nada de errado com essa abordagem, mas você precisará encontrar mais clientes para vender.

Por outro lado, se você criar um limpador, tonificador, máscara, hidratante e sérum, então 1 cliente pode usar cada um dos seus produtos simultaneamente. Você também tem a oportunidade de tentar vender mais produtos para o mesmo cliente. ( Quer aprender como começar seu próprio negócio de beleza? Fique aqui )

Obtenha a formulação correta e a educação empresarial

No final das contas, você precisa levar suas habilidades em fazer produtos naturais para a pele e levá-las a um nível superior para poder criar qualquer tipo de formulação. Em outras palavras, você precisa progredir de um DIYer para um formulador.

Afinal, um "faça você mesmo" pode seguir uma receita, mas continuará sendo um "faça você mesmo" e não conseguirá criar algo único, ao contrário dos nossos incríveis formandos, que agora podem criar qualquer produto de beleza que quiserem com o conhecimento que receberam ao estudar como fazer produtos naturais para a pele.

Comentários

Postagens mais visitadas