Cosméticos orgânicos e veganos

 



O movimento em direção a um estilo de vida vegano e baseado em plantas está aumentando, impulsionado por vários fatores; incluindo preocupações com a saúde, mudanças climáticas e, claro, bem-estar animal. Mas o veganismo não é aplicável apenas à comida, como parte de um movimento de estilo de vida mais amplo, a disponibilidade de cosméticos veganos também está aumentando. Os lançamentos de beleza vegana quase triplicaram entre 2013 e 2018, aumentando de 13% de todos os lançamentos em 2014 para 28% em 2018

* tornando a beleza vegana um tópico quente 🔥 do momento 

* Mas o que é beleza vegana? 

A definição de veganismo vai além das escolhas alimentares e envolve evitar todos os ingredientes e subprodutos de origem animal, na medida em que for razoável e praticável. Ingredientes comuns de origem animal que podem ser encontrados em produtos de beleza incluem mel, cera de abelha, lanolina e carmim, um pigmento vermelho derivado do besouro cochonilha. Temos uma análise completa dos ingredientes comuns de origem animal

À medida que a indústria evoluiu, alguns dos ingredientes cosméticos que antes envolviam fontes animais foram transferidos para fontes vegetais ou sintéticas. Um exemplo disso é o óleo de "esqualeno" que foi originalmente isolado do fígado de tubarão e agora vem em grande parte de fontes vegetais.

* Formulação de cosméticos orgânicos veganos

* O que isso significa para formuladores artesanais e independentes? 

Os consumidores estão mais conscientes do que nunca das escolhas que fazem em todos os aspectos de suas vidas. Isso alimentou uma demanda por informação e transparência, especialmente na área de fornecimento de ingredientes e bem-estar animal. Uma maior conscientização sobre testes em animais também está ligada ao aumento do movimento vegano, embora os testes em animais sejam proibidos na UE desde 2009, esse não é o caso em todo o mundo e, em alguns casos, os testes em animais pré ou pós-mercado podem ser um requisito legal para vender em alguns territórios. A maioria dos consumidores veganos também considera um estilo de vida vegano como livre de crueldade. Mas vale a pena notar que nem todos os produtos que afirmam ser livres de crueldade, mesmo aqueles com certificações, serão veganos, pois alguns ingredientes derivados de animais são frequentemente permitidos. Como formulador, você tem que decidir o que é mais importante para você e seu cliente-alvo, seja livre de crueldade, vegano ou ambos.

Como um formulador de cuidados com a pele artesanal, sua ética pessoal será uma grande parte de sua marca e isso lhe dá uma oportunidade única de comunicá-la aos seus clientes. Um aumento de consumidores conscientes e a demanda por transparência das marcas também resultou em muitos consumidores recorrendo às mídias sociais para expressar frustração com certas políticas de grandes marcas tradicionais. Certificações de terceiros, como a marca registrada vegana, estão em ascensão, impulsionadas pela demanda do consumidor por rótulos que os ajudem a navegar pelos corredores da beleza e nós as cobrimos de forma abrangente, incluindo Certificações Veganas e Cruelty free

cinco principais pontos a serem considerados ao formular cosméticos veganos:

  • Pesquise seus ingredientes cuidadosamente antes de formular – Pesquisa e experimentação são essenciais para qualquer formulação bem-sucedida, mas são especialmente cruciais ao formular certos cosméticos veganos. Alguns ingredientes cosméticos podem ser obtidos de fontes animais e vegetais, portanto, verificar a origem dos seus ingredientes com seu fornecedor antes de comprar é especialmente importante. Em caso de dúvida, consulte sempre a MSDS (Material Safety Data Sheet) que pode ser obtida com seu fornecedor e tem muitas informações úteis sobre a origem, aplicação e uso do ingrediente.
  • Comunique suas escolhas éticas claramente com seu cliente – Transparência e comunicação são essenciais para qualquer marca, mas quando se trata de questões sensíveis do consumidor, como bem-estar animal, esclarecer sua posição no mercado é ainda mais importante. A mídia social fornece às marcas um meio ideal para explorar valores de marca e se comunicar diretamente com seus consumidores. Use todas as ferramentas disponíveis para você, como o site da sua marca, mídia social e atendimento ao cliente para comunicar claramente sua posição sobre essas questões-chave.
  • Se você estiver considerando uma certificação de terceiros, pesquise o padrão o mais rápido possível – Padrões diferentes têm requisitos diferentes, então pesquisá-los o mais rápido possível pode economizar tempo e esforço mais tarde em sua jornada empresarial. O ideal é pesquisar os requisitos antes de formular sua linha, pois isso garantirá que você tenha um plano em vigor a partir do qual poderá trabalhar. Se você já lançou uma marca, é possível reformular e obter certificações posteriormente, mas é importante estar ciente dos custos que podem estar envolvidos nisso.
  • Experimente novos ingredientes – Formular cosméticos veganos significa evitar alguns ingredientes naturais amplamente usados, como cera de abelha, mas também cria uma oportunidade maravilhosa de experimentar ingredientes menos conhecidos e criar fórmulas inovadoras.
  •  As Ceras podem ser usadas para criar um protetor labial ou corporal vegano. Não presuma ao usar uma formulação que você pode substituir um ingrediente não vegano por um vegano nas mesmas quantidades. Por exemplo, ceras veganas têm propriedades diferentes e precisam ser usadas em quantidades diferentes da cera de abelha. Esteja preparado para alterar suas formulações, tentar coisas diferentes e esteja ciente do impacto de seus ingredientes na estabilidade e nos testes de desafio.
  • Considere todos os aspectos da formulação, não apenas os ingredientes – Ao formular para certos requisitos éticos, é importante olhar além dos ingredientes e olhar para outras áreas do seu negócio para garantir que o mesmo ethos esteja presente em todos os lugares. Seu método de formulação, laboratório de formulação, evitar contaminação cruzada e embalagem adequada também são questões a serem consideradas. A atenção aos detalhes em todas as áreas do seu negócio pode ajudá-lo a se destacar da multidão.
cleansing Óleo 

Formulação: Óleo de limpeza de jojoba e pêssego

Este limpador usa uma mistura de óleos vegetais que amam a pele com jojoba e camélia enriquecidos com extrato de CO2 de amaranto. É excelente para pele seca que precisa de calmante e nutrição.

Adicionamos Durosoft®PG4-0 da Stephenson, que é naturalmente derivado do óleo de girassol e é uma excelente escolha para limpadores de óleo. O motivo é que suas propriedades autoemulsionantes permitirão que sistemas anidros sejam lavados facilmente quando em contato com água. Esta formulação não requer aquecimento ou resfriamento dos ingredientes, portanto é perfeita para formuladores iniciantes, intermediários e avançados.

O óleo de jojoba é, na verdade, uma cera que tem uma estrutura similar ao sebo da pele (o hidratante da própria pele). Também é um óleo relativamente barato, o que o torna uma boa base para um produto de enxágue.

O óleo de camélia é frequentemente chamado de segredo da gueixa; é um bom óleo para ter em produtos de limpeza, pois deixa a pele macia e nutrida, sem ficar oleosa.

O óleo de cardo é um óleo seco e uma ótima fonte de ácidos ômega 3 e 6, que são equilibrados com um óleo de semente de pêssego mais rico.

Adicionamos extrato de CO2 de amaranto, que você vai adorar se tiver pele irritada e seca, que precisa de algum alívio e calmante.

Como sempre, por ser uma mistura anidra, adicionamos um antioxidante. Deixamos a escolha do óleo essencial para você, mas, por favor, veja nossas sugestões no final do post. Você também pode deixar os óleos essenciais de fora completamente se estiver usando em uma pele sensível a fragrâncias, basta substituir os óleos essenciais de 1% por óleo de jojoba extra ou um dos outros óleos vegetais.

Este limpador funciona melhor aplicando-se diretamente na pele seca e massageando bem antes de adicionar água para emulsionar e remover o limpador. Você vai querer considerar a embalagem cuidadosamente para armazenar este limpador, pois você não vai querer que os ingredientes entrem em contato com a água. Um frasco com uma bomba para dispensar é o ideal. É ideal para remover maquiagem, bem como para limpar completamente a pele.

Ingredientes

Fase A

Durosoft PG4-0 (INCI: Poligliceril-4 Oleato) 15%


Fase B

Óleo de jojoba 50%
Óleo de camélia 18,10%
Óleo de caroço de pêssego 10%
Óleo de cardo 5%
Extrato de CO2 de amaranto 0,50%
Extrato de CO2 de alecrim 0,10%
Tocoferol 0,30%
Óleo essencial de sua escolha 1%

Procedimento

1. Pese o Durosoft em um béquer de vidro (Fase A).
2. Em outro béquer, pese os óleos, adicione os extratos de CO2 e o antioxidante para proteger os óleos. Misture o(s) óleo(s) essencial(ais) (Fase B).
3. Adicione lentamente a mistura de óleo (Fase B) ao Durosoft (Fase A) e mexa bem.
4. Engarrafar e rotular.

Misturas de óleos essenciais sugeridas:
A. Laranja doce – 1%
B. Hortelã-pimenta 0,20% + Laranja doce 0,80g% (mentolado-cítrico)
C. Gerânio 0,20% + Lavanda 0,30% + Laranja doce 0,50% (floral-cítrico)
D. Cedro 0,15% + Tangerina 0,25% + Bergamota 0,60% (amadeirado-cítrico)
E. Benjoim 0,35% + Lavanda 0,65% (floral doce)

Agora é a sua vez! Mostre-nos suas formulações

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