Balme Labial


 Este mês, estamos voltando ao básico e vamos aprender a fazer um protetor labial orgânico em um pote. Embora esse desafio possa parecer simples, geralmente são as formulações mais simples que são as mais difíceis de aperfeiçoar.

Por que usamos protetor labial?

Considerando que a pele dos seus lábios tem apenas 3-5 camadas de profundidade, não há glândulas sudoríparas. Isso significa que a pele dos seus lábios não transpira e não produz sebo, o óleo natural da sua pele. Sem suor e sebo, seus lábios secam mais rápido do que outras partes da sua pele. A pele seca é danificada mais rápido, e é por isso que lábios rachados são uma ocorrência tão comum.

Um protetor labial efetivamente fornece aquela camada protetora que você normalmente obteria dos óleos naturais da sua pele. Ao cobrir seus lábios com uma camada oclusiva, ele faz duas coisas – primeiro, ele retém a umidade e, segundo, torna mais difícil para o calor e o frio ressecarem seus lábios.

Ao fazer seus próprios protetores labiais, tenha em mente que a mistura precisa ser bem grossa para que grude nos lábios e não escorra ou seja absorvida muito rápido. Um bom protetor deve ter poder de permanência!

Nosso objetivo para este mês é criar um protetor labial com uma consistência adequada para um pote. Essa consistência vai variar dependendo de onde você estiver no mundo – alguns climas quentes vão exigir um protetor labial um pouco mais duro, enquanto aqueles de nós em climas frios precisarão minimizar a quantidade de ingredientes mais duros. O objetivo geral é criar um protetor labial que seja sólido, mas cremoso no pote, mas que possa ser facilmente aplicado com os dedos e deixe uma sensação agradável (não cerosa/não pegajosa) nos lábios.

* Óleos essenciais em protetor labial orgânico;

Todos os protetores labiais naturais ou orgânicos são uma mistura de ceras e emolientes (óleos e manteigas vegetais que suavizam a pele) e, às vezes, óleos essenciais para fragrância e sabor. Você também pode fazer protetores labiais simples, que são uma mistura de ceras e manteigas sem nenhum sabor ou aroma evidente.

Lembre-se de que, como seu protetor labial é aplicado nos lábios, que têm pele muito fina, você deve considerar a segurança de seus óleos essenciais e usar apenas uma pequena quantidade de óleo essencial (geralmente menos de 0,5%).

Nossa formulação de amostra: protetor labial

Criamos um lindo protetor labial amazônico laranja, rico em carotenoides. Em vez de replicar os mesmos ingredientes que você vê em todos os lugares em protetores labiais, decidimos usar alguns lindos ingredientes amazônicos que não só conferem uma cor maravilhosa ao protetor labial, mas também oferecem algumas ótimas propriedades funcionais.

Fase A

  • Cera de fruta de myrica orgânica 25,0%
  • Manteiga de manga 25,0%

Fase B

  • Infusão de baunilha em óleo de jojoba orgânico 10,0%
  • Óleo de buriti 39,3% (rico em carotenoides, causa a cor laranja)
  • Alfa-tocoferol 0,5%

Fase C

  • Óleo essencial de tangerina orgânico 0,2%
*Método de fabricação:

1. Derreta a cera de mirica e a manteiga de manga em banho-maria a aproximadamente 60-65 ° C .

2. Bata a fase B no liquidificador e aqueça em outro banho a aproximadamente 40 o C.

3. Quando a fase cera-manteiga derreter, pare de aquecer esta fase, remova-a do banho-maria e adicione a fase oleosa morna. Eu aqueci a fase oleosa para evitar um choque frio. Se a fase oleosa estiver em temperatura ambiente, a fase cera solidifica imediatamente adicionando a fase oleosa a ela.

4. Misture a mistura total e comece a esfriar. Você pode fazer isso em banho-maria fria ou na geladeira (não esqueça de mexer em intervalos curtos).

5. Quando a mistura formar um traço (você começar a ver um traço sólido na mistura geral), adicione o óleo essencial e despeje o bálsamo em potes adequados. Não feche completamente os potes. Mantenha os potes na geladeira durante a noite.

6. Retire os potes da geladeira, feche a tampa e etiquete-os.

7. Julgue a consistência do seu protetor labial após cerca de 24 horas. Se o protetor estiver muito duro e ceroso, você pode precisar ajustar a formulação reduzindo o conteúdo de cera/manteiga. Se o protetor parecer muito mole e escorrendo, você deve aumentar o conteúdo de cera ou manteiga. Lembre-se de que a consistência irá variar dependendo do seu clima e ambiente, então não tenha medo de experimentar proporções diferentes. Agora é a sua vez! Tente fazer nosso protetor labial amazônico ou crie sua própria fórmula.

Comentários

Postagens mais visitadas